História


HISTÓRIA DA IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS EM ALAGOA NOVA - PB


Em 1922 foi constituído o primeiro templo evangélico Assembleia de Deus na cidade, localizado a rua sete de setembro, instalações rústicas e condições limitadas apenas para reunir os irmãos já impactados pela chama pentecostal , se ressentiam de um esforço para as reuniões de oração, tendo como primeiro pastor o irmão Napoleão, a partir deste período até os dias atuais vários pastores pertencentes ao ministério da igreja em João pessoa, pastorearam a igreja de Alagoa Nova, todos com o propósito de que a glória e a honra seja para Jesus. São eles: José Antônio, Manoel Monteiro, Misael Jacomé, Manoel Cavalcante, José Pedro, José Alves, Manoel Fernandes, Bernardo, Vicente, Antônio Cruz,    Limeira, Manoel Targino, Henrique, Francisco Gonzaga, João Antônio, Raimundo Lúcio, Aluízio Carneiro, João Domingos, Edson, Geraldo, Clidemar, José João, Luiz Martins, Antônio Martins, Manoel de Lemos, João Jerônimo, Luiz Derço, Otoniel Martins e o Atual Antônio Oliveira Dias, tendo como presidente da convenção estadual o pastor José Carlos de Lima.
   
O progresso cada vez mais exigiu instalação mais ampla, por essa razão edifico-use um novo templo á rua  Epitácio pessoa no Centro da cidade, com melhores condições de acomodação mais conveniente em abrigar os irmãos e visitantes.
 Em 1922, a Assembléia de Deus em AN já era independente, de fato e de direito; esse templo que permanece até hoje, tendo passado por várias reformas nas gestões de vários pastores, sendo uma ampliação maior da gestão do então pastor Antônio Cruz em 1985.

Foi em 18 de outubro de 2010 que assumiu a liderança desta igreja o pastor Antônio Dias vindo da cidade de Pirpirituba, juntamente com sua esposa Tereza, sentindo-se encorajado por Deus e o entusiasmo da membresia deu início as obras de reforma do atual templo, devido a necessidade de melhorar suas estruturas físicas com vistas a comemoração do centenário de propagação do evangelho em nossa cidade, que ocorrerá em 2018.

 A igreja atualmente é servida por 06 presbíteros, vários auxiliares e cooperadores. Seis congregações assim distribuídas: nos bairros da Batatinha e Mutirão; e nos sítios: Bálsamo, Geraldo, são Tomé e capela, além de pontos de pregação nos sítios Brás, Serra Grande e Serra preta. Contamos também com a organização em departamentos de crianças (UCADAN); jovens (UMADAN); e de senhoras (USADAN).
 Na área do louvor, contamos com os conjuntos: Rosa de sarom, Grupo Alfa, Lírio do Vales, Fonte do jardim, Embaixadores do Rei, Renovo de Davi, Cântico de Davi , Shalon Adonay, Cordeirinho de Cristo, louvor que liberta, Soldadinhos de Cristo, e outros...


Esta é a Assembleia de Deus em Alagoa Nova - PB








HISTÓRIA DA ASSEMBLÉIA DE DEUS NO BRASIL



“[...] Pouco tempo depois de Gunnar Vingren participar de uma convenção de igrejas batistas em Chicago, essas igrejas que aceitavam o Movimento Pentecostal, ele conheceu outro jovem sueco que se chamava Daniel Berg. Esse jovem também fora batizado com o Espírito Santo



Após uma ampla troca de informações, experiências e idéias, Daniel Berg e Gunnar Vingren descobriram que Deus os estavam guiando numa mesma direção, isto é, o Senhor desejava enviá-los com a mensagem do Evangelho à terras distantes, mas nenhum dos dois sabia exatamente para onde seriam enviados.



Algum tempo depois, Daniel Berg foi visitar o pastor Vingren em South Bend, Indiana (EUA). Durante aquela visita, quando participavam de uma reunião de oração, o Senhor lhes falou através de uma mensagem profética que eles deveriam partir para pregar o Evangelho e as bênçãos do Avivamento Pentecostal. O lugar tinha sido mencionado na profecia: Pará. Nenhum dos presentes conhecia aquela localidade. Após a oração, os dois jovens foram a uma biblioteca à procura de um mapa que lhes indicasse onde o Pará estava localizado.Foi quando descobriram que se tratava de um estado do norte do Brasil”.




Daniel Berg e Gunnar Vingren: missionários suecos fundadores da Assembléia de Deus no Brasil



 No início do século XX, apesar da presença de imigrantes alemães e suíços de origem protestante e do valoroso trabalho de missionários de igrejas evangélicas tradicionais, nosso país era ainda quase que totalmente católico.
    
A origem das Assembléias de Deus no Brasil está no fogo do reavivamento que varreu o mundo por volta de 1900, início do século XX, especialmente na América do Norte.
    
Os participantes deste reavivamento foram cheios do Espírito Santo da mesma forma que os discípulos e os seguidores de Jesus durante a festa Judaica do Pentecostes, no início da Igreja Primitiva (Atos 2). Assim, eles foram chamados de “pentecostais”.
   
 Exatamente como os crentes que estavam no Cenáculo, os precursores do reavivamento do século 20 falaram em outras línguas, que não as suas originais, quando receberam o batismo no Espírito Santo. Outras manifestações sobrenaturais, tais como profecia, interpretação de línguas, conversões e curas, também aconteceram.



Primeiro templo da
Assembléia de Deus no Brasil

Quando Daniel Berg e Gunnar Vingren chegaram a Belém do Pará, em 19 de novembro de 1910, ninguém poderia imaginar que aqueles dois jovens suecos estavam para iniciar um movimento que alteraria profundamente o perfil religioso, e até social, do Brasil por meio da pregação de Jesus Cristo como o único e suficiente Salvador da humanidade e a atualidade do Batismo no Espírito Santo e dos dons espirituais. As igrejas existentes na época – Batista de Belém do Pará, Presbiteriana, Anglicana e Metodista – ficaram bastante incomodadas com a nova doutrina dos missionários, principalmente por causa de alguns irmãos que se mostravam abertos ao ensino pentecostal. A irmã Celina de Albuquerque, na madrugada do dia 18 de junho de 1911, foi a primeira crente a receber o batismo no Espírito Santo, o que não demorou a ocorrer também com outros irmãos.


Segundo templo da
Assembléia de Deus no Brasil


 O clima ficou tenso naquela comunidade, pois um número cada vez maior de membros curiosos visitava a residência de Berg e Vingren, onde realizavam reuniões de oração. Resultado: eles e mais dezenove irmãos acabaram sendo desligados da Igreja Batista. Convictos e resolvidos a se organizar, fundaram a Missão de Fé Apostólica em 18 de junho de 1911, que mais tarde, em 1918, ficou conhecida como Assembléia de Deus.
   
 Em poucas décadas, a Assembléia de Deus, a partir de Belém do Pará, onde nasceu, começou a penetrar em todas as vilas e cidades até alcançar os grandes centros urbanos como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.
   
 Em virtude de seu fenomenal crescimento, os pentecostais começaram a fazer diferença no cenário religioso brasileiro. De repente, o clero católico despertou para uma possibilidade jamais imaginada: o Brasil poderia vir a tornar-se, no futuro, uma nação protestante.

Fonte: CPAD - Casa Publicadora das Assembléias de Deus (www.cpad.com.br)

Daniel Berg e Família
Gunnar Vingren e Família





                                                                                                                                                  

Seguidores

ATENÇÃO:

Parte do conteúdo deste blog encontra-se na própria internet, nós simplismente indicamos onde se encontra os arquivos aqui públicados, também não apoiamos a pirataria, todo o conteúdo é voltado para o público doméstico...
agradeço pela atenção!